logo rotaract

O Rotaract Club de Campinas Universitário
(Atualizado em 19/08/2020)

Rotaract é uma Organização Mundial fundada pelo Rotary Internacional em 13 março 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, EUA. Seu nome surgiu da expressão "Rotary in Action" (Rotary em ação) e seu lema: "Companheirismo através do serviço", expressa bem o equilíbrio de nossas atitudes.
Hoje existem cerca de 11.266 Rotaracts Clubs em 186 países, reunindo um total de 259.118 sócios. Cada ano, Rotaractianos do mundo tem a oportunidade de se reunirem e trocar idéias durante um fórum na Convenção Anual de Rotary Clubs. O quadro social dos Rotaract Clubs é integrado por jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em servir suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais, e incrementar seu entendimento do mundo.

Com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença e interagir, transformando o social. Seu  trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores (alfabetização, planejamento familiar, fluoretação de água etc.) diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas públicas ou privadas. Rotaract realiza todas suas ações balanceando o trabalho com muita amizade e divertimento. Todos os seus integrantes são pessoas muito animadas, interessantes e ocupadas, porém procuram sempre associar o serviço e o companheirismo.

Rotaract Clubs são parte de um esforço global em prol da paz e compreensão mundial que inicia-se nas comunidades mas tem um alcance ilimitado. Os rotaractianos têm acesso a numerosos recursos do Rotary Internacional e da Fundação Rotária. O Rotary Internacional fornece apoio administrativo ao Rotaract e toda orientação, permitindo que o Rotaractiano conheça e participe dos inúmeros programas de formação e capacitação profissional no Brasil e Exterior, tais como, bolsas educacionais de graduação e pós-graduação, Intercâmbios de grupos de estudos para profissionais e outros projetos voltados ao desenvolvimento humano.

 

Contatos:

  • Email da atual presidente: ALYSSON JORGE DE ANDRADE Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Celular da atual presidente: +55 (19) 98844-4175

 

Sócios:

  • ALYSSON JORGE DE ANDRADE
  • BICANCA GUIMARÃES CAMPACCI
  • GABRIEL OLIVEIRA FINAMORE
  • IASMIN HELENA DOS SANTOS
  • RAFAEL ALVES BRESSANE
  • THAIS DE OLIVEIRA ROSA

 

“NASCE O ROTARACT CLUB DE CAMPINAS UNIVERSITÁRIO”

No dia 10 de maio de 2003 aconteceu a reunião de fundação do Rotaract Club de Campinas Universitário, ou simplesmente, Rotaract Universitário, sob o patrocínio do Rotary Club de Campinas Carlos Gomes. O cumprimento dessa meta prevista em nosso Plano 2002/2003, por si só, já valeria nossa gestão. O orgulho e alegria de formar mais um Rotaract em nossa cidade depois de tantos anos, nos deixa em verdadeiro “estado de graça”.
É a força de nossa juventude vibrando em auxílio ao próximo, é o renascimento do espírito rotário que renova nossas esperanças e certeza de que estamos no caminho certo.
A idéia do patrocínio de um Rotaract nasceu no início de nossos treinamentos para Presidentes e Conselho Diretor. Criamos coragem e traçamos esse projeto como uma de nossas metas. Assim, que assumimos a direção do Club, passamos a buscar o nosso objetivo.
Inicialmente, detectamos que buscaríamos esses jovens no âmbito estudantil, principalmente nas Universidades dado à faixa etária abrangente de 18 a 30 anos. Por conta do magistério exercido em algumas de nossas faculdades de Direito, fizemos contato com as Diretorias das Faculdades e também com os Centros e Diretórios Acadêmicos, o que nos permitiu fazer a divulgação entre os alunos, levando material do Rotary e explicando o que é um Rotaract Club e os grandes benefícios de fazer parte de uma ONG da envergadura e dignidade do Rotary, não só pelo trabalho voluntário como também, pela oportunidade de melhor formação profissional do jovem.
Por que o nome Universitário? Em princípio pode até dar a impressão que estaríamos segregando a participação de jovens que não cursassem uma faculdade. Engano absoluto. Mesmo considerando que a formação ideal de nossos jovens deverá se encaminhar para o ensino superior, a idéia do nome UNIVERSITÁRIO partiu, primeiro do sentido de UNIVERSALIDADE, onde pretende-se a integração dos clubs de Rotary de nossa cidade, prospectando jovens para um sentido universal de auxílio ao próximo e de amizade companheira, propiciando, inclusive a integração das Universidades e Faculdades de Campinas; por outro lado, temos também a idéia de formar  agentes multiplicadores que poderão no futuro coordenar a fundação de outros Rotaract Clubes em cada Centro Universitário. E por último, temos a consciência de que a formação ideal de nosso jovem deve passar pelo ensino superior, assim, se o rotaractiano ainda não é universitário, vamos trabalhar para que se torne um, pois, alguns nascem com um futuro mas, muitos precisam de ajuda para conseguir um.
Assim é que hoje temos companheiros rotactianos da PUC, UNISAL, UNIP, congregando várias faculdades, tais como, direito, psicologia, informática, relações públicas, publicidade e propaganda, Rádio e TV e outras áreas e também companheiros que cursam o ensino médio ou escola técnica.
Muitos outros jovens, certamente, virão somar ao Universitário, propiciando um grande entrelaçamento de amizade, solidariedade, companheirismo e principalmente de muito amor ao próximo.
Estamos traçando nossas diretrizes e entre elas, pretendemos, a realização de reuniões itinerantes nas Universidades e demais escolas representadas pelos companheiros rotactianos.

Finalmente, também não optamos por “batizá-lo” com o nome de nosso Clube, porque ele está sendo patrocinado, inicialmente, pelo RCC Carlos Gomes, mas é um Rotaract, sobretudo, de Campinas, e desejamos que ele esteja sempre aberto à integração de todos os Rotary Clubs de Campinas, a exemplo do apoio que já vem ocorrendo do RCC Alvorada.

 

Rotary Club de Campinas Carlos Gomes
desde 1992


rotary international be inspiration

© Rotary International - Rotary Clube de Campinas Carlos Gomes - desenvolvido por Henrique Carmine. All Rights Reserved.
Free Joomla! templates by Engine Templates | Documentation