UM CLUBE BATUTA!
(artigo de 13 de maio de 1992)

miguel vitale socio fundador

Caso no futuro se busque a lista de presença da primeira reunião do "ROTAR Y CLUB DE CAMPINAS "CARLOS GOMES", pode ser que não seja encontrada, se a pessoa não dispuser de maiores informações sobre este clube. Mas houve uma primeira reunião. E nessa reunião havia uma lista de presença.

Na verdade, a primeira reunião, ocorreu sob a bandeira de outro clube: O Barreto Leme. Parece complicado, mas foi assim mesmo. No dia 13 de maio de 1992, às 12:00 horas, no prédio sede do Rotary, à Rua Benjamin Constant, 14 pessoas constavam da lista de presença, como convidadas para o evento. das quais 12 compareceram. De outros clubes co-irmãos vieram 6 companheiros.

O objetivo era devolver ao RCC Barreto Leme, o dinamismo dos grandes dias. Na quarta reunião, chegara a informação de que a documentação para encerramento deste clube, já havia conclufdo seu percurso, sendo impossível sua re-instalação.

Um certo entusiasmo tomava conta do grupo, assim é que na quinta reunião havia 21 membros.
A solução não tardou a ser dada pelo Governador 91/92 Moacyr Pinto Ferraz (RCC Oeste), que autorizara a citada operação, em conjunto com o companheiro Antonio Carlos Micoli (RCC Sul - clube padrinho): "Este novo clube homenageará o maior compositor das Américas - Carlos Gomes", disse Micoli.

E assim nasceu o ROTARY CLUB DE CAMPINAS "CARLOS GOMES". O oitavo clube de Campinas.
Na reunião do dia 13 de maio, das 14 pessoas relacionadas, 6 eram mulheres e 8 homens. E as 6 mulheres compareceram.
Hoje o clube tem um corpo de 25 associados, 13 homens e 12 mulheres.

As mulheres têm demonstrado um altíssimo grau de assiduidade.
Não há dúvida de que o RCC CARLOS GOMES, dentro de um breve espaço de tempo, consolidará a idéia de que, a decisão do Conselho de Legislação, tomada em 1989, permitindo o acesso de mulheres é de grande acerto e representa o reconhecimento de algo que foi conquistado e não simplesmente outorgado.

Mas a pujança desta nova célula rotária, pode ser observada também sob outros ângulos, nestes cinco meses como clube provisório.
Assim é que, ao lado de personalidades de projeção nacional e internacional, ouvimos palestras de pessoas que, se não são conhecidas do grande público, conduzem obras de valor incomensurável. Alguns exemplos:

JOSE ARISTODEMO PINOTTI, falou-nos sobre sua dedicação à causa da saúde da mulher, mostrando-nos aspectos pouco conhecidos sobre o Hospital da Mulher, uma entidade modelo no seu gênero, permitindo-nos também uma idéia do seu valor social e científico.

SILVIA BRANDALISE, resumiu-nos a trajetória do Centro Boldrini, como casa especializada no tratamento do câncer infantil, desde o seu modesto infcio até se tornar uma entidade procurada por pessoas de todo o pais. Demonstrou também os planos para a construção de um hospital, de maiores dimensões.

MARINALVA SOARES DA SILVA, delegada regional da Secretaria de Estado da Cultura, nos falou sobre os planos de preservação da memória histórica e cultural em nossa região, e em especial sobre o projeto de restauração e conservação do Palácio da Mogiana, aqui em Campinas.

JAIRO PEREIRA LEITE, presidente da APASCAMP - associação de pais e amigos dos surdos-mudos de Campinas, fêz-nos uma emocionada e emocionante palestra sobre a entidade que dirige bem como das experiências, que ele, como pai de um excepcional, vem vivendo testemunhando o muito que um trabalho expecializado pode fazer por aquelas pessoas.

Isto para darmos alguns exemplos, que mostram a diversidade dos temas abordados.
Por outro lado, durante a semana de Carlos Gomes, em outubro. sócios do clube, em conjunto com 4 músicos, capitaneados pelo presidente Nelson Barthelson, visitaram todos os demais clubes de Campinas, levando-lhe uma mensagem musical e de cornpanheirismo.

Não relacionaremos a seguir, os companheiros rotarianos, que têm nos visitado, e pacientemente nos transmitindo os ensinamentos necessários à boa sustentação dos ideais apregoados por Paul Harris. Muitos deles inclusive, não foram à tribuna, mas ao final dos encontros, estiveram sempre prontos para nos auxiliar, com suas experiências nas mais variadas situações.

Cremos que poucos clubes tiveram a honra de poder contar, na composição da mesa diretora dos trabalhos com 3 governadores de Distrito, e isto por mais de uma vez, provando que o fato, não foi simples coinscidência, mas sim uma deferência ao RCC CARLOS GOMES.

Desde 07 de outubro de 1992, o clube foi reconhecido por ROTARY INTERNATIONAL, este breve relato, dá-nos uma idéia, da performance que se pode esperar deste clube.
Certamente, logo logo, todos ouviremos em coro unfssono: Bravo, bravrssimo Rotary Club de Campinas "Carlos Gomes".

MIGUEL VITALE
SÓCIO FUNDADOR
Campinas, 13 de maio de 1992.

desde 1992