Palavra do Presidente
malu bressane

MARIA LUCIA BRESSANE ALVES

Ações dizem mais que palavras!

Foi um ano rotário atípico.

Enfrentamos problemas decorrentes da pandemia COVID-19, mas por outro lado aprendemos, como nunca, a nos conectarmos com o mundo de forma virtual.

O lema o Rotary Conecta o Mundo, foi visionário!

O Rotary agiu rápido e nossas reuniões, encontros, treinamentos e solenidades passaram a ser realizados on line.

O Rotary, também,  agiu rápido em ações humanitárias grandiosas e doações extraordinárias no combate ao COVID-19 no mundo inteiro.

O Rotary mostrou ao mundo com suas ações que continua sendo muito necessário à humanidade, principalmente, quando vem em seu socorro em crises, catástrofes e pandemias, situações já enfrentadas ao  longo de seus 115 anos de existência, como a gripe espanhola e a poliomielite entre outras.

Como disse,  Mark Maloney, Presidente de Rotary International, no ano que se encerrou:

Em toda crise, aprendemos que 3 coisas acontecem:

. Uma data para acabar

. Novas oportunidades

. Ensinamentos para a sua vida

E assim, o seu conselho: Apenas continue em frente!

Amigos, com grande força de vontade e muita esperança,  estamos seguindo.

Minha gratidão a todos que estiveram conosco nessa caminhada do ano rotário 2019-2020 e que esse novo ano rotário continue nos inspirando.

Dizem e eu acredito, que somos a soma de todas as pessoas que influenciaram nossa existência.

Na minha trajetória rotária de quase 30 anos, tive mentores e conselheiros extraordinários que enriqueceram minha vida.

A começar pelo meu padrinho, Nelson Barthelson, fundador do Rotary Club de Campinas Carlos Gomes, o 1º clube que admitiu mulheres em Campinas.

Outros companheiros como Miguel e Rita Vitale, Tasso e Cidinha Rangel Bernardo Antunes, Américo Capucci, Olberes Pizão, Walter Gabetta, Marino Zigiatti, Nelson Micucci e Gilka, Cheda, Celso Moreira e Iara, Moacyr Pinto, Odilon Boschetti e Maria Elisa, Angelo Patreze, Thébis e Fuad Cury, Arnaldo Coelho, Angelo e Carmem Kleiner, Marcos Schainer, Roberta Lopes de Moraes e Carlos Báccaro  e outros também importantes, que ensinaram-me muito não só de Rotary, como da vida e fizeram toda a diferença inclusive na vida de meu filho Rafael.

Aos meus parceiros de forma geral nessa trajetória, familiares, amigos, professores, colegas de turma, parceiros de negócio, minha recente parceira Regina Lopes, Presidente do primeiro clube Satélite o Rotary Clube de Campinas Carlos Gomes Conexão,  toda minha gratidão!

Nem tudo são flores, sem dúvida e, por vezes, nos deparamos com pessoas tão maldosas que custa a crer que deveriam estar em nossa organização.

Mas isso faz parte da vida e também do aprendizado do que não queremos para nossa vida e até nos dá mais força ainda para seguirmos em frente.

Mas não aprendi só com esses grandes líderes mais experientes, pois foi com a juventude rotária que somei forças e esperanças no amanhã.

Hoje, pelo Brasil afora, reconheço rotarianos que estiveram no Interact e Rotaract sob minha coordenação e que continuam firmes como grandes líderes rotários.

Hoje mesmo, o nosso Governador Assistente, Tiago Kalil, é um desses jovens, assim Edson Domingues (Edinho), Coordenador Distrital da Juventude, Rafael Farias, Fabiana Salateo, Roberto, Fábio e Fabiana Delfino, Stancati, Leandro Tomazzi, Vandi Michael, Salvador Campos, Rafael Bressane, meu filho e tantos outros tão queridos que ajudaram-me a manter viva a chama da fé,  força e esperança.

Jovens, como os milhares de alunos que ajudei a formar na PUC e UNISAL e que como,  Alysson, Gabriel, Rafael, Iasmin, Mozart, Bia, Ana Luisa, Sofia, Verena, Nelson, Heitor, Isadora, Laura, Marco, Tiago, Regina Lopes  e outros que virão me fazem acreditar nessa “rapaziada” que vai em frente e "segura o rojão"!!!

Enfim, o aprendizado, a soma e a evolução são permanentes!

Que venha um novo ano rotário, com muitas realizações e amor ao próximo, e com o lema, escolhido pelo atual Presidente Holger Knaack, também visionário, seguiremos confiantes, pois, realmente, O Rotary Abre Oportunidades!!!

Maria Lucia Bressane Alves
Presidente 2020-2021

logo o rotary abre oportunidades